sábado, 12 de junho de 2010

EU, VOCÊ, NÓS, NO DESEJO DE APRENDER

Para ressignificar a educação faz-se necessário integrar sentimentos e sentidos.
É preciso despir-se da insensibilidade que por ventura se apropria de mim para que eu preste atenção àquele que precisa dos meus ensinamentos.


É preciso que eu tire a venda que impede os meus olhos de enxergar que mesmo quando não consigo perceber há aqueles com habilidades latentes á espera da sua iniciativa, mas precisa encontrar o jeito de olhar.


É preciso misturar as cores da alegria, da bondade, da generosidade, criatividade e bem-querer para que a sua aula fique um pouco mais prazerosa e atraente.


É preciso fazer a diferença no que realiza e que esta venha acompanhada de sabores para que os aprendentes sintam o gosto da aprendizagem significativa e possam vivenciar este ato sem dor.


É preciso lançar mão de metodologias que desenvolvam a arte de pensar, de criticar de relacionar, de estabelecer diferenças , elaborar hipóteses para que assim transformemos a obrigação de estar na sala de aula no desejo de aprender.

Assim, eu te ensino e tu aprendes
Tu me ensinas e eu aprendo
E nesta cumplicidade, objeto e sujeito
Sentidos e sentimentos
Vamos tecendo aprendizagem.


Marly Soares da Costa

(Adaptação da música Doce desejo de Bruno e Marrone)

Nenhum comentário:

Postar um comentário